quinta-feira, 6 de maio de 2010

"vou sentir sua falta quando eu acordar" Disse Alice ao Chapeleiro.


Eu quis te conhecer, mas tenho que aceitar: Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá...
Pode ser cruel a eternidade...
Eu ando em frente por sentir vontade.
Eu quis te convencer, mas chega de insistir:Caberá ao nosso amor o que há de vir.
Pode ser a eternidade má
Caminho em frente pra sentir saudade.

Clipes e lápis de cor na minha cama
Todo mundo pensa que eu estou triste
Eu vou passear em melodias
E os pássaros e as abelhas ouviram minhas palavras
Vamos ficar nós dois e você e eles juntos?
Eu posso esqueecer de mim mesma, tentando ser outra pessoa qualquer.
Eu estou certa de que nós podemos ir em frente.
Você dá prazer ao meu dia.

Um grande amor-amigo sofreu uma perda recente.
E sabe, eu daria tudo pra poder estar ao lado dele.
Te perguntar se quer um abraço.
Saber se tá tudo bem ou se seu sistema de defesa tá mais forte que nunca.
Saber que suas risadas não me enganam nem um pouquinho se quer...
Saber que ele te amava muito, muito mesmo. E eu sou grata a ele, por ter feito você do jeitinho que é.
Te levar ao cinema, te comprar lanchinho..qualquer coisinha que seja pra te distrair, só um pouquinho...
Que falta que faz poder olhar nos seus olhos e dizer que tô aqui, desde sempre e pra sempre, lembra?
Queria te dar colo, carinho, atenção.
Queria te fazer o homem mais feliz do mundo, a cada dia.
De novo, e de novo, e de novo, e ...
Queria te dar, beijinho, mimo, dengo, cuidado.
Queria me dar a você, por inteiro, como eu admito que nunca fiz antes.
Hoje vendo novela eu chorei feito louca.
"Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da minha vida"
Te diria isso, agora! Sem anel, festa, bolo, bouquet.
Só pra você saber, que eu sinto isso, de verdade.
"Tento me concentrar numa daquelas sensações antigas como alegria ou fé ou esperança."
Mas já entendi que nada do que eu diga causa mais nenhum efeito em você.
Me resta crer no que me encoraja todos os dias "tudo vai passar".
Quem me conhece, sabe pelo que tô passando na minha vida.
Os exames, o sangue, as hemorragias, a dor, o soro, as injeçoes, a morte da minha pretinha.
Digo de peito estufado: Nada, nada, nada tá doendo tanto.
Perdi o amor da minha vida por culpa minha mesmo.
Por papai do céu ter sido mega generoso comigo. Virou quase um ritual pra mim mandar um joinha pro céu antes de dormir.
Meus problemas, crises, traumas e tudo mais.
E é exatamente por isso que tô me retirando.
Minha mãe tava preocupada quando eu disse que queria ir sozinha.
E ela aceitou, quando eu expliquei :
"Bem mãe...Eu não tenho mais nada pra perder nessa vida"
Perdi você, perdi tudo: basta.
Vou estudar, sair, ler, crescer mesmo que na marra.
Tá na hora de ser independente, adulta.
Vou de avião, ou onibus, ou carro..sozinha.
Vou dormir num quarto de hotel..sozinha.
Vou encontrar meu pai, e conversar com ele..sozinha
Vou estudar, ler, sair, crescer..sozinha.
Em três dias cresci o que não cresci em quatro anos.
E quero mais!
A partir de hoje faço relatos quase diarios, pra me sentir mais leve.
Vou deixar nesse post coisinhas que me lembraram você hoje.
Tô tentando descobrir algum motivo pra acordar amanhã.


"Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva".

"Não se preocupe, não vou tomar nenhuma medida drástica, a não ser continuar, tem coisa mais auto destrutiva do que insistir sem fé nenhuma? Ah, passa devagar a tua mão na minha cabeça, toca meu coração com teus dedos frios, eu tive tanto amor um dia."

"Ah, fumarás demais, beberás em excesso, aborrecerás todos os amigos com tuas histórias desesperadas, noites e noites a fio permanecerás insone, a fantasia desenfreada e o sexo em brasa, dormirás dias adentro, noites afora, faltarás ao trabalho, escreverás cartas que não serão nunca enviadas, consultarás búzios, números, cartas e astros, pensarás em fugas e suicídios em cada minuto de cada novo dia, chorarás desamparado atravessando madrugadas em tua cama vazia, não conseguirás sorrir nem caminhar alheio pelas ruas sem descobrires em algum jeito alheio o jeito exato dele, em algum cheiro estranho o cheiro preciso dele."

"Preciso de um colo que ninguém dá. Mas tudo bem."


"Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar de remar também."


"Tô exausto de construir e demolir fantasias. Não quero me encantar com ninguém."

"Chorei por três horas, depois dormi dois dias. Parece incrível ainda estar vivo quando já não se acredita em mais nada. Olhar, quando já não se acredita no que se vê. E não sentir dor nem medo porque atingiram seu limite."

"Ele gostava quando ela dizia sabe, nunca tive um papo com outro cara assim que nem eu tenho com você. Ela gostava quando ele dizia gozado, você parece uma pessoa que eu conheço há muito tempo. E de quando ele falava calma, você tá tensa, vem cá, e a abraçava e a fazia deitar a cabeça no ombro dele para olhar longe, no horizonte do mar, até que tudo passasse, e tudo passava assim desse jeito..."

"Não te tocar, não pedir um abraço, não pedir ajuda, não dizer que estou ferido, que quase morri, não dizer nada, fechar os olhos, ouvir o barulho do mar, fingindo dormir, que tudo está bem, os hematomas no plexo solar, o coração rasgado, tudo bem."


"O céu tão azul lá fora, e aquele mal estar aqui dentro."

"Não, ela não era tola. Mas como quem não desiste de anjos, fadas, cegonhas com bebês, ilhas gregas e happy ends cinderelescos, ela queria acreditar."


" ... quando a gente precisa que alguém fique a gente constrói qualquer coisa, até um castelo"

"Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que fica em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."

"Eu preciso muito muito de você, eu quero muito muito você aqui de vez em quando, nem que seja muito de vez em quando, você nem precisa trazer maçãs nem perguntar se estou melhor, você não precisa trazer nada, só você mesmo, você nem precisa dizer alguma coisa no telefone, basta ligar e eu fico ouvindo o seu silêncio, juro como não peço mais que o seu silêncio do outro lado da linha ou do outro lado da porta ou do outro lado do muro. Mas eu preciso muito muito de você."

Ria sozinha quase sempre, uma moça magra querendo controlar a própria loucura, discretamente infeliz. Não que estivesse triste, só não sentia mais nada.’’


"Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe?

"Sabe que o meu gostar por você chegou a ser amor, pois se eu me comovia vendo você, pois se eu acordava no meio da noite só pra ver você dormindo, meu Deus...como você me doía! De vez em quando eu vou ficar esperando você numa tarde cinzenta de inverno, bem no meio duma praça, então os meus braços não vão ser suficientes para abraçar você e a minha voz vai querer dizer tanta, mas tanta coisa que eu vou ficar calada um tempo enorme...só olhando você, sem dizer nada só olhando e pensando: Meu Deus, mas como você me dói de vez em quando!"


"Releio Alice no País das Maravilhas e descubro que sou um menino que caiu na toca do coelho e ainda não conseguiu entender tudo (jamais saberei)."


"(...) Andei amando loucamente, como há muito tempo não acontecia. De repente a coisa começou a desacontecer. Bebi, chorei, ouvi Maria Bethânia, fumei demais, tive insônia e excesso de sono, falta de apetite e apetite em excesso, vaguei pelas madrugadas, escrevi poemas (juro). Agora está passando: um band-aid no coração, um sorriso nos lábios – e tudo bem. Ou: que se há de fazer."

"...para seu próprio bem guarde este recado: alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, e em segredo."

"Dizem que a gente tem o que precisa. Não o que a gente quer. Tudo bem. Eu não preciso de muito. Eu não quero muito. Eu quero mais. Mais paz. Mais saúde.Mais dinheiro. Mais poesia. Mais verdade. Mais harmonia. Mais noites bem dormidas. Mais noites em claro. Mais eu. Mais você. Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca. Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. Amarrados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa, o desejo que escorre pela boca e o minuto no segundo seguinte: nada é muito quando é demais."
"

"Outra coisa que eu penso quando me lembro daquelas uvas cor-de-rosa é que, na vida, as coisas mais doces custam muito a amadurecer.


"Na minha memória - já tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos"


Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez.

Claro que você não tem culpa, coração, caímos exatamente na mesma ratoeira, a única diferença é que você pensa que pode escapar, e eu quero chafurdar na dor deste ferro enfiado fundo na minha garganta seca que só umedece com vodca, me passa o cigarro, não, não estou desesperada, não mais do que sempre estive."
"eu só queria que você soubesse do muito amor e ternura que eu tinha - e tenho - pra você. acho que é bom a gente saber que existe desse jeito em alguem, como você existe em mim."

"De todos aqueles dias seguintes, só guardei três gostos na boca - de vodca, de lágrima e de café. O de vodca, sem água nem limão ou suco de laranja, vodca pura, transparente, meio viscosa, durante as noites em que chegava em casa e, sem Ana, sentava no sofá para beber no último copo de cristal que sobrara de uma briga. O gosto de lágrimas chegava nas madrugadas, quando conseguia me arrastar da sala para o quarto e me jogava na cama grande, sem Ana, cujos lençóis não troquei durante muito tempo porque ainda guardavam o cheiro dela, e então me batia e gemia arranhando as paredes com as unhas, abraçava os travesseiros como se fossem o corpo dela, e chorava e chorava e chorava até dormir sonos de pedra sem sonhos."

E com isso, me despeço de você, e de mim.
Eu te amo.
Se achar por bem voltar, volta.

Um comentário:

  1. Gostei, gostei bastante. São os meus preferidos do Caio Fernando Abreu. *-*

    ResponderExcluir